segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Origem da Vida


Ao longo do tempo, algumas hipóteses e teorias foram formuladas por filósofos e cientistas, com o intuito de explicar como teriam surgido os seres vivos que habitam a Terra.

A formação do planeta Terra data de aproximadamente 4,5 bilhões de anos atrás. Os primeiros indícios de vida conhecidos são de 3,8 bilhões de anos, que representam apenas evidências químicas. Registros de vida, baseados em fósseis de procariontes, são de 3,5 bilhões de anos, encontrados na África do Sul. As células eucarióticas teriam surgido há cerca de 2000 a 1400 milhões de anos, seguidas dos organismos multicelulares há mais ou menos 700 milhões de anos. Nesse espaço de tempo, os fósseis são abundantes, indicando um processo evolutivo rápido.

Todas as evidências parecem apontar para que os seres vivos eucariontes teriam sido originados a partir de procariontes. A principal teoria atual considera que alguns dos organismos característicos das células eucarióticas tiveram origem em procariontes que se adaptaram à vida por endossimbiose.

Teoria da Abiogênese
Essa teoria (Abiogênica ou de Geração Espontânea) admite o aparecimento da vida a partir da matéria bruta de um modo contínuo. Os defensores dessa hipótese acreditavam que determinados materiais brutos conteriam uma força ("princípio ativo") capaz de comandar uma série de reações que transformariam o material inanimado em vida.

Principais defensores da Abiogênese:
Aristóteles;
van Helmont;
Leeuwenhoek;
John Needham.

Teoria da Biogênese
Surgiu para combater a Abiogênese e defende a idéia de que somente um ser vivo pode originar outro por meio da reprodução. Os principais defensores dessa teoria foram Francesco Redi, Lazzaro Spallanzani e Louis Pasteur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário