terça-feira, 11 de agosto de 2009

Geografia: O início.


Apesar de ter se tornado uma ciência autônoma apenas no século XIX, o conhecimento da geografia vem sendo produzido desde os primórdios da humanidade. O homem pré-histórico, ainda nômade, necessitava conhecer o ambiente, pois precisava de proteção, abrigo e alimento. Na antiguidade, a expansão do domínio de terras e busca por relações econômicas favoreceram o conhecimento geográfico, ainda que meramente descritivo.

Strabão (63 a.C. - 25 d.C.): escreveu, após 14 anos, uma obra de 17 volumes, com o título Geographicae. Foi com ele que o nome "Geografia" apareceu pela primeira vez.

Eratósthenes (276 a.C. - 196 a.C.): calculou a circunferência da Terra com muita proximidade da medida real.

Além dos gregos, outros povos, como os egípcios, romanos, fenícios, árabes, chineses e outros, usavam e produziam novos conhecimentos geográficos. Na expansão em busca de novos territórios e mercados, o conhecimento dos fenômenos materiais e o domínio de rotas terrestres e marítimas eram bastante necessários.

Aristóteles: concebeu a Terra como uma esfera.
Hiparco: criou o Sistema de Coordenadas Geográficas.
Ptolomeu: escreveu o primeiro Atlas e propôs o modelo Geocêntrico.

Na Idade Média, os conhecimentos geográficos perderam força no mundo ocidental e só voltaram a ter importância com o florescimento comercial e as cruzadas. No entanto, apenas com as grandes navegacões (séculos XV e XVI) é que a Geografia voltou a ter real relevância. Técnicas aperfeiçoadas, novos instrumentos e novas conquistas desembocavam em um avanço da ciência, e resgatavam a importância da cartografia e da descrição geográfica.

Em 1514, o padre Nicolau Copérnico propôs a teoria Heliocêntrica. A Terra deixava de ser o centro do Universo. Copérnico teve a idéia revolucionária de que nem todos os corpos celestes devem orbitar a Terra. Sua idéia era de que o sol estava estacionado no centro do Sistema Solar, e que a Terra e os outros planetas moviam-se em órbitas circulares em torno do Sol.

Kepler aperfeiçoou o sistema de Copérnico, pois sugeriu que os planetas moviam-se não em círculos, mas em elipses, em torno do sol. Suas idéias permitiram a evolução do conhecimento das leis da mecânica celeste.

Galileu Galilei inventou, em 1609, o telescópio e começou a observar o céu noturno. Descobriu a existência dos satélites de Júpiter, constatou o movimento de rotação da Terra, dentre outras idéias. Galileu foi responsável pelo nascimento da ciência moderna. Por conta de suas idéias, teve sério conflitos com a Igreja Católica (esta ordenou que ele renunciasse o copernicanismo).

Isaac Newton publicou "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural". Temos aqui a verdadeira explicação do motivo pelo qual os planetas orbitam o Sol. Foi a primeira vez que alguém explicou o movimento dos planetas em termos de leis que também determinam o movimento na Terra, e foi o princípio da física e astronomia modernas. Temos, com Newton, a formulação da Lei de Gravitação Universal.

Durante o século XVII, o holandês Bernardo Varenius escreveu "Geografia Geral", onde descreveu, além da superfície da terra, a origem dos fenômenos e das formas que modelaram a sua superfície. Sua obra inaugura "Causas x Efeitos" dos fenômenos geográficos.

Decorrente da expansão capitalista, a Geografia avançou bastante nos séculos XVIII e XIX, quando pensadores se propuseram a questionar crenças e problemas, e formular as bases de novas ciências, as Ciências Sociais. Kant, Leibnitz, Herder, etc, são exemplos de pensadores que mergulharam na Geografia, relacionando o homem com o meio em que está inserido, quando, assim, surge as subdivisões da Geografia: Social, Política e Antropológica.

No século XIX surgia o positivismo, com novas idéias sócio-econômicas, políticas e culturais, com uma preocupação maior quanto à natureza e o controle desta. Foi com esse brainstorm (http://www.fernandofeijo.com/glossario.html), no século XIX, com o desenvolvimento do capitalismo industrial e do imperialismo, que a Geografia foi estruturada como ciência autônoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário