terça-feira, 11 de agosto de 2009

O que é história?

Segundo Tolstoi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i), "o objeto da história é a vida dos povos e da humanidade". Outros autores a definem como "nada mais além de um homem que se dá conta da mudança das coisas", ou como "memória coletiva".

Historiografia

É uma forma de sistematizar o estudo desta "ciência" em questão. Passou por quatro fases distintas, ao longo do seu processo de amadurecimento, refletidos diretamente nos avanços, em termos metodológicos, em correlação com outras ciências:

História Factual -> narrativa dos feitos dos grandes homens da antiguidade até a idade média, em que predominava a visão das elites bem como sua participação nos processos históricos. Os historiadores registravam o que faziam os reis, generais, papas e guerreiros.

História Positivista -> corrente do século XIX, influenciada por Augusto Comte (http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_comte). Esta corrente tentou dar um caráter exato à história, trabalhando apenas com documentos, nomes e datas.

Marxismo -> também do século XIX, com bases científicas. Buscou incluir a massa no processo de construção histórica, rompendo com a visão elitista da História Factual. Karl Marx (http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_marx) foi o principal expoente desta corrente, e descreveu a luta de classes como um processo histórico (daí a esta corrente também se chamar História Econômica).

Nova História / História das Mentalidades -> surgida no séc. XX, decorrente da Revista Annales (http://pt.wikipedia.org/wiki/Revue_des_Annales), procura abarcar tudo o que foi produzido pelo homem em termos culturais, sociais, políticos, etc.

A história, por si só, não se basta como ciência na explicação histórica. É uma grande correlação de ciências - exatas ou não - que fornecem subsídios para uma explicação de como o homem se construiu em sociedade e como esta se evoluiu dentro da história.


(1)P.S.: A história não é objetiva e não trabalha com verdades absolutas. Os fatos ditos verdadeiros podem mudar, dependendo das fontes que se tenham em mãos.

(2)P.S.: O surgimento, na África, dos primeiros antepassados do ser humano, datado de 4 a 6 milhões de anos atrás, é considerado o início da história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário