terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ler e Interpretar


"A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele" Paulo Freire

A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. É importante entender que a interpretação de um texto, qualquer que seja ele, precisa ser considerada a partir de seus próprios elementos internos, o que significa dizer que não existe "uma verdadeira viagem". A interpretação de um texto literário, por exemplo, passa pela decodificação das figuras de linguagem, mas esse processo é restringido pelo contexto em que as palavras são utilizadas. A dificuldade está centrada em um ponto básico: percepção, dentro de um senso comum, o que o texto está sugerindo.

Erros clássicos de interpretação

Extrapolação: quando se sai do contexto, quando se acrescenta idéias que não estão presentes no texto. É um exercício de criatividade inadequada, generalizando o que é particular.

Redução: particularização indevida. Aborda-se apenas uma parte, um detalhe, um aspecto do texto, dissociando-o do contexto. Comete-se o erro por redução quando se prende a um aspecto menor, que é insuficiente para explicar o conjunto.

Contradição: leitura desatenta (principalmente), não percepçao de algumas relações, incompreensão de um raciocínio, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário