terça-feira, 11 de agosto de 2009

Do Paleolítico à Pedra Intermediária...


A pré-história compreende o período entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e o surgimento da escrita. Dessa forma, o período em questão inclui estágios selvagens de evolução, nas quais as condições de vida do Homem era parecida com a de outros animais. A pré-história também se divide em períodos (como citado na postagem anterior), com o intuito de localizar os diferentes níveis de evolução do Homem.

Período Paleolítico (+- 2 milhões de anos atrás)
Primeiros momentos da vida do homem, ainda nos estágios mais primordiais de organização social até a descoberta da agricultura. É o período imediatamente anterior ao surgimento da agricultura. Aqui temos um ser vivendo e apropriando-se do que a natureza tem a lhe oferecer. Não há produção de alimentos, as comunidades vivem da obtenção de alimentos de origem animal (caça e pesca), e de origem vegetal. O homem não é o mais forte, o mais rápido, dos seres vivos, assim, sua sobrevivência depende do convívio em grupos, comunidades absolutamente primitivas, com vínculos de parentesco e uso de instrumentos para enfrentar animais de maior porte e mais ágeis.

Sua capacidade de sobreviência está condicionada a utilizar meios que ampliem seus limites corpóreos (armas e ferramentas). Para tal, foi fundamental a postura ereta, sustentação e locomoção do corpo, bem como o polegar em oposição para o manuseio dos instrumentos. Incapaz de repor aquilo que tirava da natureza, o homem convivia com a escassez de alimentos e a necessidade de constante migração (nomadismo).

A TERRA NÃO É UM ELEMENTO GERADOR DE RIQUEZA, APENAS DE SUSTENTO, SOBREVIVÊNCIA. Assim, não existia extratificação social. O homem vai incorporando grande evolução cultural, expressada na maior qualidade dos instrumentos utilizados, nas pinturas em cavernas relatando cenas cotidianas ou rituais mágicos (seria isso o início da criação da religião?).

O controle sobre o fogo serve de defesa, no aquecimento (consequentemente pode-se, a partir daí, habitar regiões frias), na forja de metais e cozimento de alimentos. Podemos agrupar o período Paleolítico em dois grupos:

Paleolítico Inferior -> objetos encontrados na natureza, ossos de animais, galhos de árvore e pedaços de pedra servem como instrumentos.
Primeiros hominídeos: Homo habilis, Homo erectus e Homem de neanderthal.

Paleolítico Superior -> Fim da última glaciação, instrumentos de artefatos (agulha, arcos, flechas, anzol, etc.).
Cozimento de alimentos, início da vida grupal e divisão do trabalho (caçadores e artesãos). Semi-nômades abrigavam-se em cavernas durante épocas mais frias.
Pintura ruprestre, magias e simpatias (representação de caçadas).
Estátuas rudimentares de barro, representando bisões e mamutes.
Uso de adornos e pinturas pessoais.


Mesolítico ou Pedra Intermediária (de 20.000 a 10.000 a.C.)
O domínio do fogo foi o início do rumo do homem à evolução para uma forma mais segura de sobrevivência. Pôde afastar predadores, cozinhar alimentos, iluminar habitações, além do supracitado calor em regiões mais frias.

Grandes avanços: 1) Desenvolvimento da agricultura. 2) Domesticação de animais.

Com cultivo da terra e criação de animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação à natureza. Esses avanços permitiram a sedentarização, pois a habitação tornou-se fixa e necessária. Neste período começou a divisão de trabalhos entre homens e mulheres dentro das comunidades. O homem ficou responsável por proteger e sustentar suas famílias, a mulher ficou encarregada da criação dos filhos e cuidar da habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário