
O fim da Guerra Fria fez ruir o "Mundo Bipolar" e permitiu a formação de novas áreas de poder e de influência mundial, criando, assim, a "multipolaridade", onde a importância econômica é muito mais relevante nas decisões internacionais que a importância militar.
Como principais consequências da queda da bipolaridade temos:
. A crescente entrada dos antigos países comunistas na economia-mundo;
. Intensificação da criação de blocos econômicos;
. Aumento do abismo entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos;
. Criação de grandes redes de comunicação;
. "Encurtamento" das distâncias mundiais (desenvolvimento e popularização de meios de transportes mais ágeis e seguros).
O Processo de Globalização
A Globalização é o processo através do qual se expende o mercado e onde as fronteiras nacionais parecem até mesmo desaparecerem. Trata-se da continuação do processo de internacionalização do capital, que se iniciou com a expansão do comérico de mercadorias e serviços, passou pela expansão dos empréstimos e financiamentos e, em seguida, generalizou o deslocamento do capital industrial através do desenvolvimento das multinacionais.
Desde que as sociedades estabeleceram contatos entre si, houve troca de informação, de técnicas e de cultura. Em determinados períodos da história humana esses contatos foram acelerados. As Grandes Navegações e as expansões colonial e imperialista foram alguns dos momentos que permitiram, principalmente aos europeus, expandirem sua civilização e ampliar os espaços de lucros.
No entanto, foi a partir da segunda metade do século XX que se intensificou o processo de Globalização com o aumento da mobilidade das atividades transnacionais, a introdução de novas tecnologias da informação e das telecomunicações, a expansão global da produção e do capital e a interligação acelerada dos mercados.
A despeito da intensificação das trocas de toda a natureza, a Globalização não trouxe melhorias em proporção semelhante para todo o planeta. Os países muito pobres continuam praticamente excluídos da dinâmica economia mundial e dos benefícios que essa integração mundial pode trazer para a qualidade de vida de suas populações.
A Globalização Cultural
Na cultura vem ocorrendo uma integração mundial, na medida em que o planeta parece estar ficando menor e que todos se conhecem. Por isso, muitos falam em aldeia global para se referir a esta condição de comunicações instantâneas e de alcance planetário. Além disso, há uma certa uniformização de hábitos: fast-foods, jeans, coca-cola, etc.
A Criação de Redes
A Globalização só se tornou possível com a utilização dos avanços tecnológicos, que possibilitaram a maior aceleração já vista. As novas tecnologias de informação e comunicação permitem o processamento e o armazenamento de grande quantidade de informação e sua distribuição a todos os países. Formam-se redes técnicas que possibilitam a circulação de idéias, do capital, de pessoas e de mercadorias num ritmo acelerado, criando uma interconexão dos lugares em tempo instantâneo.
Entre as novas tecnologias resultantes da Terceira Revolução Industrial que têm permitido maior rapidez no processamento e na transmissão de informações temos:
. Satélites;
. Microeletrônica;
. Informática;
. Telecomunicações;
. Cabos de fibra óptica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário