
Alemão de origem nobre, Johan Mauritz Nassausiegen teve a incumbêmbia de aumentar e defender a Nova Holanda, bem como apaziguar os ânimos dos Senhores de Engenho com diplomáticas concessões. Sabia de seu caráter de invasor, e por isso seria necessário realizar um governo de tolerância e benfeitorias. Foi o que fez, trazendo inúmeros intelectuais e construindo uma infra-estrutura avançada para uma colônia (Mauritztaadt). Gastando muito dos lucros da Companhia das Índias, viu-se obrigado a entregar o cargo em 1644.
Características do Governo Nassoviano:
a) Crédito Rural: Nassau procurou viabilizar a sua administração com uma política diplomática branda, concedendo créditos aos senhores de engenho. Desta forma, a classe latifundiária começava a perceber que a dominação holandesa poderia ser benéfica aos proprietários.
b) Urbanismo: Nassau, um homem educado no espírito barroco alemão e um estadista sábio, tratou de realizar mudanças significativas em Recife (centro da Admnistração Holandesa). Associado ao pensamento arquitetônico e de beleza européia, Nassau visava também facilitar o escoamento da produção açucareira, feita essencialmente pelos rios da região. A construções de pontes e demais obras de infra-estrutura em muito se deve ao intuito de agilizar o transporte do açúcar até o Porto de Recife, e daí, para sua administração na Europa. Seguindo estes desejos de progresso e modernização urbana, algumas figuras vão se destacar, como a de Pieter Post e Jacob van Campen. Destre as contribuições urbanísticas, teremos a construção do PalácioFriburgo e inúmeras pontes fabricadas em madeira.
c) Liberdade Religiosa: Calvinistas, os holandeses adotaram práticas brandas de dominação, sobretudo com relação à religião. Sabendo do caráter católico dos dominados e de uma comunidade judaica atuante, os holandeses adotaram uma tolerância religiosa a fim de facilitar a dominação.
d) Problemática da Administração de Nassau: Sócio da Companhia das Índias, Nassau comprometeu lucros da companhia com sua política branda, sobretudo em relação aos créditos rurais. Isso deixou a cúpula da Companhia insatisfeita, chegando a retirá-lo do cargo e mudar radicalmente a política holandesa holandesa para com os dominados. Tais práticas repressoras e o fim da União Ibérica levaram os portugueses e brasileiros a empreenderem a expulsão dos invasores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário