
Virose, transmissão e sintomas
Influenza;
Transmissão: Jatos de secreção respiratória expelidos no ar, na forma de gotículas.
Sintomas: Coriza, obstrução nasal, tosse, cefaléia, espirro, sudorese, febre e prostração.
AIDS;
Transmissão: Receptores de sangue contaminado em transfusões, transplantes, esperma contaminado, muco vaginal de portadoras do HIV e pelo compartilhamento de objetos furo-cortantes.
Sintomas: Dependerá dos níveis de linfócitos T4: acima do nível crítico -> assintomática (soro positivo). Próximo ao nível crítico: cansaço, tosse, perda excessiva de peso, diarréia inflamação dos gânglios linfáticos e sudorese noturna. Abaixo do nível crítico: surgem doenças oportunistas como a pneumonia.
Varíola;
Transmissão: Contato direto com objetos contaminados (copo, prato, talheres) ou indireto (ar) com gotículas de saliva de pessoas contaminadas.
Sintomas: Pústulas (bolhas de pus) grandes e numerosas, que deixam cicatrizes no rosto e no corpo. Prostração e febre.
Poliomielite;
Transmissão: Contato fecal-oral ou pela água, alimentos e/ou objetos contaminados ou por secreções.
Sintomas: Sintomas semelhantes ao da gripe (10% dos casos) e paralisia de membros inferiores.
Herpes;
Transmissão: Tipo I: contato direto de uma lesão infectada de um indivíduo para a pele ou mucosa de uma pessoa não infectada.
Tipo II: relações sexuais (DST).
Sintomas: Lesão cutânea avermelhada com grupamento de pequenas bolhas de cor clara ou amarelada, podendo formar crostas e desaparecerem periodicamente.
Caxumba;
Transmissão: Contato direto (objetos) ou indireto (ar) com gotículas de saliva de pessoas contaminadas, penetrando pela boca.
Sintomas: Aumento de uma ou ambas as glândulas parótidas. Pode gerar comprometimento do sistema nervoso central e testículos, resultando em surdez e esterilidade.
Sarampo;
Transmissão: Contato com secreções nasofaríngeas.
Sintomas: As manifestações iniciais são febre alta, tosse rouca e persistente, coriza e conjuntivite. Após surgem manchas avermelhadas na pele, incialmente no rosto, e progridem em direção aos pés, com duração de, pelo menos, 15 dias.
Hepatite;
Transmissão: Tipos A e E: contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contato com alimentos e água contaminados por fezes de doentes (ostras também). Tipos B, C e D: transfusão sanguínea, tatuagens, usuários de drogas, piercings, no dentista e em manicures.
Sintomas: Icterícia. Pode ocorrer urina com a cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro.
Raiva;
Transmissão: Saliva do animal infectado, principalmente pela sua mordida.
Sintomas: Surge um quadro de febre, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, enjôos, irritação, ansiedade, mudanças de comportamento.
Catapora;
Transmissão: Contato (direto ou indireto) com gotículas de saliva de pessoas contaminadas.
Sintomas: Febre e erupções pruriginosas.
Dengue;
Transmissão: Picada do mosquito "Aedes aegypti".
Sintomas: Dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta, dor muscular e nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite, fraqueza e hemorragias.
Febre Amarela;
Transmissão: Intermediada por mosquitos do mesmo gênero (Aedes) do da Dengue;
Sintomas: Febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios.
Rubéola;
Transmissão: Contato direto com secreções respiratórias e pela saliva, ou via sanguínea, no caso do feto, a partir do contato com o sangue afetado da mãe (lembrar que o sangue do feto só entra em contato com o da mãe no momento do parto).
Sintomas: Febre, dores nos músculos e articulações, prostração, dor de cabeça e corrimento nasal transparente e, posteriormente, manchas na pele.
Ebola;
Transmissão: Contato físico direto com sangue e outros fluidos corporais e também quando se toca em corpos mortos.
Sintomas: Dor de cabeça, hemorragia por todos os orifícios do corpo (depois de 5 a 7 dias de febre), vômitos sangrentos, dores na articulação e musculares, redução da urina.
Câncer;
Transmissão: Alguns tipos de canceres são determinados pela infecção por vírus, que ordenam a multiplicação celular desordenada.
Sintomas: Na maioria dos casos o quadro inicial é assintomático, aparecendo sintomas diversos em estágios mais avançados, como no câncer do colo uterino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário