Etapas de Formação de Blocos Econômicos
1. Zonas de Livre Comércio:
Blocos
buscam apenas a gradativa liberalização do fluxo de mercadorias e capitais dentro dos limites do bloco. Numa Zona de Livre Comércio a integração limita-se à questão econômica.
2. União Aduaneira:
Nota-se a extinção de tarifas alfandegárias nas relações comerciais no interior do Bloco. Nas relações comerciais externas, esses países praticam uma tarifa externa comum.
3. União Monetária:
Os membros do Bloco adotam uma moeda única e tem um banco único.
4. Mercado Comum:
Uniformização da legislação econômica, fiscal, trabalhista, ambiental, etc. Procura-se abolição das barreiras alfandegárias internas e a padronização das tarifas de comércio exterior e, ainda, uma liberalização quanto à circulação de capitais, mercadorias, serviços e pessoas no interior do Bloco.
Principais Blocos Econômicos Mundiais:
União Européia;

Importante megabloco. Sua criação está relacionada com a necessidade de fortalecer e eliminar obstáculos entre os países-membros. Atualmente, o PIB do Bloco ultrapassa US$ 10 trilhões.
Dentre as etapas da formação da UE, temos a formação do
Benelux, em 1944, da
CECA, em 1952,
CEE, em 1957. Em 1991 é assinado o Tratado de Maastricht, que ao entrar em vigor em 1993 dá luz à União Européia, formando, então, a
Zona do Euro. Em 1999, o Euro foi lançado como moeda unificada para transações financeiras e em 2002 doze dos quinze países que compunham o Bloco na época, adotaram a moeda.
NAFTA;

Área de Livre Comércio da América do Norte. Foi assinado em 1992 pelos EUA, Canadá e México, entrando em vigor em 1994. É um grande Bloco Econômico com mais de 400 milhões de pessoas, e a soma das riquezas produzidas por esses países é superior a 10 trilhões de dólares. A economia dos EUA polariza o Bloco.
Mercosul;

O Tratado de Assunção criou o Mercosul a partir de 1991. Inicialmente formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 1996 e 1997 recebeu a adesão, respectivamente, do Chile e da Bolívia como associados (não membros) do Bloco. Em 2006 recebeu a entrada da Venezuela como mais um membro permanente. Alguns problemas internos do Bloco vêm gerando crises no Mercosul, a ponto de alguns países como Uruguai e Paraguai ameaçarem o desligamento do Bloco, pois reclamam da liderança e das vantagens econômicas de Brasil e Argentina.
APEC;

Fundada em 1993, a APEC prevê a implantação de uma Zona de Livre Comércio entre seus membros (20 países + Hong Kong). Devido às grandes disparidades econômicas entre os países membros e às disputas comerciais entre as três principais potências (EUA, Japão e China), esta integração não deve ocorrer em curto prazo. Ele prevê a abertura de mercados entre os países membros e estabelecimento de livre comércio até 2020.
ALCA;

Desde 1994, iniciaram-se as negociações para a criação de um Bloco Econômico que abrangesse todo o continente Americano, com a presença de 34 países. Segundo o projeto, seriam gradualmente derrubadas as barreiras ao comércio entre os estados-membros prevendo a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados.
A assinatura definitiva da ALCA não parece ser nada fácil, já que depende do consenso entre os países, pois alguns deles, inclusive o Brasil, vêem o Bloco como algo negativo para suas economias e interesses dentro do continente e em nível mundial.
Adorei, muito bem explicado.
ResponderExcluirGracias, Valentina.
muito top, e fácil de entender.
ResponderExcluirSamir Moreira
Escolha um pais dos mega blocos e escreva sobre ele .
ResponderExcluir