
O Sistema Cardiovascular é uma rede de tubos de vários tipos e calibres, que comunicam-se com todas as partes do corpo. Dentro desses tubos, circula o sangue, impulsionado pelas contrações cardíacas. Dentre as funções do Sistema Circulatório, encontram-se:
1. Transporte de gases respiratórios: os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com o resto do corpo através do sangue.
2. Transporte de nutrientes: de modo semelhante aos pulmões, o tudo digestivo dá lugar aos nutrientes resultantes da digestão, que vão passar pelo epitélio da parede do trato digestivo, até alcançar o sangue. Por esse caminho os nutrientes são levados ao corpo através, também, do sangue, até se dispersarem pelo líquido intersticial (MEC), nutrindo as células do corpo.
3. Transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos são capazes de eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias são feitas pelo sangue do órgão que os produziu até o órgão excretor.
4. Transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um dos seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
5. Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas/armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras partes do corpo.
6. Transporte de calor: o sangue também é responsável pelo transporte homogêneo de calor pelo corpo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todo o corpo; permite, ainda, levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
7. Distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes de defesa contra agentes infecciosos.
8. Coagulação sanguínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea, com função na coagulação do sangue. O sangue contém, ainda, fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sanguíneo.